quinta-feira, 30 de setembro de 2010

4° ETAPA - A GENTE NÃO ESTÁ SOZINHO

A primeira coisa que me passou pela cabeça foi contatar as escolas de Bc e Itajaí, até achar uma que abraçasse a causa.
Mas eu precisa de uma parceria...afinal compartilhar é que torna as idéias REAIS!
Então conversei com amigos meus, que já são envolvidos com causas sociais e que poderiam estar contribuindo de algum forma.
Nessa interação contatei a Grazie, que tem um trabalho voluntário com crianças de uma igreja no são Vicente, em Itajaí. Ela contribui imensamente, dando a idéia da história do teatrinho e a maneira como poderíamos abordar as crianças com o tema da feira de trocas e mais, se propôs a ser o personagem Ecobaldo no teatrinho.
Agora tenho uma parceira (oba!)e vamo que vamo..falta achar um boneco pra ser o personagem...


>Eu e a Grazie<


Fui em várias escolas, assim com projetinho impresso na mão(em papel reciclado né!), aquele sorriso imenso, e a alma cheia de luz (pra ver se refletia em alguém). Algumas não quiseram nem me ouvir. Outras me ouviram e não se interessaram. Até que consegui marcar uma reunião com a diretora de um colégio legal, o Unificado de Balneário. Nisso o tempo ficou curto, mas vai dar certo. E Espero que gostem e que, quem sabe se interessem em dar continuidade ao projeto depois.

3° ETAPA! >GRANDES IDÉIAS NASCEM DE PEQUENAS CAUSAS!

Pensando sobre o que poderia ser feito pra melhorar algum lugar que convivo, não consegui linkar muito com minha vida pessoal, não frequento escola, nem faculdade, nem trabalho em empresa. Pensei na cooperativa de costura, mas lá está em fase de transição (vão deixar de ser da prefeitura) e será necessário se estabilizar no novo local para propor melhorias. Como estou muito envolvida com a idéia de feiras de troca solidária pensei em alguma ação relacionada a isso. Tenho me relacionado com diferentes comunidades com os meus projetos de divulgação da Flowz, principalmente em Itajaí e nisso percebi que as pessoas muitas vezes deixam de colocar em prática o que já entendem na teoria. Uma dessas coisas é o consumo consciente e a coleta seletiva, dá pra se dizer que é a filosofia dos 3R's (reduzir, reutilizar e reciclar), que apesar de muito conhecerem é uma ação distsnte do seu dia-a-dia. Percebo que as crianças cada vez mais tem noção, tem essa consciência de ecologia, até pelo estimulo da própria escola. No entanto em casa a situação é outra. Poucos fazem coleta seletiva e partindo dos pais esta prática é mínima, alegam falta de tempo, etc. Falo isso porque converso com pais e filhos, com jovens que tem e que não tem filhos, com educadores.
Acredito que quando estimulada a um novo olhar sobre as coisas, qualquer pessoa é capaz de se abrir a esse comsumo diferente, a essa prática da teoria.
Pensei então numa idéia para unir esses fatores de gerar pais mais conscientes que estimulem a prática da coleta seletiva e do consumo consciente e crianças que continuem na vida e em casa o que são estimuladas na escola, e acho que nesse caso a troca solidária seria uma boa. Como assim? Então...

MINHA IDÉIA DE AÇÃO DE MELHORIA

1. OBJETIVO: estimular a prática do consumo consciente, da coleta seletiva. Estimular a prática dos 3R's promovendo integração entre crianças, ensinando também assim uma nova forma de ver o valor das coisas, que independe do valor monetário.

2.PROPOSTA: Será feita uma feira de troca justa e solidária de brinquedos, já que estamos perto do dia das crianças onde todos são estimulados ao consumo. A troca será entre duas turmas de crianças de duas escolas diferentes, onde cada uma deve levar um brinquedo que não brinca mais para trocar com outra criança. Convidando os pais a pensarem junto a criança, a separar e a escolher o que trocar. Será também feito anteriormente um mini teatro didático sobre consumo consciente, em ambas as turmas, para que entendam o espírito do processo, como funcionará e para que serve, linkando a propasta da ação aos 3 R's, ao desapego e a soliedariedade. A idéia é plantar a semente da mudança de atitude e pensamento juntos.

3.PÚBLICO PARTICIPANTE: Crianças de escolas pública e particular, educadores das turmas, e indiretamente os pais dessas crianças.

4.LOCAL: Uma escola.

5. PERÍODO DA AÇÃO: para o teatro, em 1 dia, 20 minutos para cada turma participante, dando intervalo de alguns dias entre o convite e a ação. Para a troca mais 1 dia, em torno de 3 horas de ação, á tarde, em horário escolar.

6. RESULTADO ESPERADO: Que as crianças após trocarem seu brinquedo por outro percebam como é diferente e gostoso, ter algo 'novo' sem precisar do dinheiro para isso. Repensem no que jogam fora porque não usam mais e que assim se sintam estimuladas a não só fazerem outras trocas mas a práticarem a coleta seletiva com lixo e a consumir menos. Que os pais, com a participação da criança sintam-se estimulados também a apoiar esse processo absorvendo isso em casa e na vida.

E se tudo der certo porque não inserir isso como um processo continuo de aprendizado, fazendo essa ação com alguma regularidade?...essa é a idéia.
Quem sabe, esse pais estarão presentes na segunda edição do BazArte.


Para ter embasamento e uma proposta mais sólida para apresentar para as escolas reformulei e atualizei o projeto ECOAR, incluindo a proposta da feira de trocas e adicionando algumas referências bibliográficas.














*----------------------------*-----------------------------*

3 R's-Jack Johnson...Música inspiradora!

http://www.youtube.com/watch?v=U6IbRSRe8MQ&feature=related

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

AÇÕES ...>CLEAN UP THE WORLD!

>>Limpando o Mundo!

Neste sábado que passou, 18 de setembro, comemora-se mundialmente o Dia da Limpeza de Praias e Ambientes Costeiros e, em homenagem à data, o Unep – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente promove, simultaneamente, em mais de 125 países, o Clean Up The World. Com o tema “Biodiversidade – Comunidades Cuidando da Natureza”, o evento mobiliza cerca de 35 milhões de voluntários ao redor do mundo, que recolhem o lixo das praias e regiões costeiras próximas às suas moradias, das 10h às 13h.
Eu não podia deixar de participar, representando também a Flowz.
Foi uma experiência ótima, todos estavam com boa vontade e felizes de estarem participando! Juntamos uns 20 sacos de lixo ou mais... é, até esquecemos de contar, mas segundo a organização, todo lixo vai ser pesado e destinado para o lugar certo.
Valeu e serve como estímulo para que outras ações do tipo venham a acontecer com mais frequência. Confira algumas fotos da nossa equipe de limpeza, Gralha Azul...
Nossa ação foi na Praia de Laranjeiras, Balneário Camboriú, SC.





















terça-feira, 14 de setembro de 2010

2° ETAPA > MEU CONSUMO

TUDO QUE VOCÊ CONSOME, TEM UM IMPACTO NO MUNDO

Aah...to me sentindo em casa...
essa é minha filosofia de vida = CONSUMO CONSCIENTE
Pensar antes de comprar, etc... Vou fazer o balanço, sempre faço. Faz parte do meu propósito de vida sustentável.
o que eu posso economizar?
vou pensar e vivenciar, logo mais escrevo...

(E alguns dias depois...;)





Então...
Fiz assim, criei uma legenda para as coisas que consumo: Assim fui anotando conforme foram acontecendo as coisas no di-a-dia, para não esquecer de nada andei com esse caderninho sempre comigo.





O resultado final de uma semana, do dia 14/09 até dia 20/09. Eu contei o que eu consumo e o que o Martin consome quando está em casa ou comigo. Ficou assim...

>Energia elétrica (luz, energia de tomada, e utensílios domésticos em horas de uso, não são tempos exatos é uma média)
8min de microondas
2h de carga de celular
7h de TV
10 min. torradeira
2h de carga para máquina fotográfica
6h luz do abajur do quarto
17h luzes de casa e do atelier
8h computador da facul
5h máquinas de costura (essa semana costurei pouco)
8h aparelho de som

>Água (lavações em geral, exceto louça, banho, e lavagem de roupas)
42 lavadas de mão
8 lavadas de rosto
28 descargas
1 lavada de carro(em torno de 10min de água correndo)
1 lavada no atelier (4 baldes de água, lavando a parede e tudo mais)
15 copos de água(meu deus..eu quase nem tomo água!)

>louças (usadas e depois lavadas)
15 facas
15 colheres
5 garfos
12 pratos
4 pratinhos
9 xícaras
10 copos
4 panelas
1 frigideira
2 tábua de cortar
1 bacia
7 mamadeiras
1 copo de liquidificador
1 taça

>Higiene pessoal (banho, etc)
6 (1°>18min., 2°>10min, 3°>10min, 4°>10min, 5°>8min, 6°>8 minutos de água correndo) banho
11 escovação de dentes
20 pedaços de papel higiênico
4 cotonetes

>lavação de roupas
3 máquinas nível máximo de água e sabão, 6 horas ligada
1 máquina nível mínimo de água e sabão, 1h e 30 min ligada

>transporte
valores
100,00 de gasolina - carro
2,50 - ônibus
total de minutos rodados de carro(ao invés de KM anotei o tempo que levei para chegar em cada lugar)
5 horas e 45 min

>Lixo
1-lixo orgânico e não reciclável (juntei esses dois porque onde eu moro não tem como fazer compostagem)
1 pote de margarina compostável, 3 casca de banana, cascas de 2 cebolas, 4 coador de papel com café em pó, 1 casca de laranja, 5 plásticos PEBD de comida sujos demais, 2 caroços de ameixa, 2 guardanapos, cascas de 2 tangerinas, cascas de 2 peras, restos uma berinjela (a parte do cabinho), cascas de 5 dentes de alho, 6 galhos de salsinha 'ruins'.

2-lixo reciclável (que vai para a coleta seletiva)3 pote de yogurte, 4 pacotes plásticos de pão fatiado, 1 cartaz velho, 1 pacote de chocolate em barra, 1 cartão de visita, 1 pacote de bolacha, 2 pedaços de plástico PP, 5 potes de danoninho, 1 pacote plático do queijo, 2 sacolas plásticas rasgadas, 1 pacote de papel de pão, uma embalagem de sabonete, uma proteção de alumínio do pote de sustagem, 2 latas de cerveja, 1 copo plástico, 4 pacotinhos de bolacha, 1 embalagem de drops e os papeizinhos internos, 1 pacote de arroz, 1 pacote de plástico, 2 papéis de bala.

3-lixo reutilizável (que é o que eu separo como matéria prima para produtos e utilidades da Flowz).
8 caixas tetra pak, 2 latas de leite de soja, 1 lata de cappuccino, 1 embalagem de café, 1 vidro de conserva, 1 tampinha de detergente, 1 casca de laranja (para desidratar), 3 botões de roupa

>Coisas que eu fiz (lugares que eu fui, coisas que comprei, dinheiro que gastei)

.Fui de apé no centro, andei pouco mais de 3 horas
.Fui de apé na yoga
.Almocei com coisas descartáveis na casa de parentes. Eles me deprimem: não separam o lixo e nem da pra falar nada!
.Fui na farmácia, comprei 2 remédios pro Martin, gastei R$ 42,00, recusei uma sacola.
.Abasteci R$50,00, já tinha abastecido 50,00 na semana que passou e continuei usando a gasolina nessa semana.
.Recusei 3 sacolas no mercado(levei as minhas), gastei 29,00 em coisas de café da manhã.
.Levei o Mrtin de apé na Tia (é longe! decidi que quero comprar uma bicicleta para, entre outros, fazer este trajeto), leva 40min. pra ir com o Martin e 30 pra voltar sozinha.
.Lavei o carro por fora em 20 minutos com balde, consegui gastar pouca água.
.Fiz almoço 3 vezes na semana, ultimamente não tenho feito nenhum dia, gastei gás de cozinha, mas economizei uns 8 reais de cada dia.
.Almocei um dia no CEPESI (Centro Público de Economia Solidária, gastei R$7,50, comidinha vegetariana do bem.
.Dia 18 'limpamos o mundo' na praia de laranjeiras.
.Fui no teatro nem Itajaí, assisti "O auto da compadecida", gastei R$ 10,00 no ingresso.
.Almocei no vegano na rua da minha casa, fica umas 4 quadras pra frente, fomos de apé, eu e o Martin, gastamos 21,70.
.Gastei 6 folhas de caderneta para anotar o consumo da semana.


>>>O QUÊ, COMO E QUANTO ECONOMIZEI DURANTE UMA SEMANA?

.Gasolina ecomizei uma ida e uma volta da tia que cuida do Martin, três idas e três voltas até o centro da cidade, fui e voltei de apé da yoga, por alto acho que em grana equivale á uns R$25,00.
.Fazendo almoço economizei em torno de R$24,00, mais uns 10,00 da minha irmã que um dia comeu em casa na volta da facul.
.Economizei 4 sacolas plásticas, recusando-as e levando na minha própria.
.Economizei água e luz diminuindo o tempo do banho, tomando banho em horários que estou mais ativa (volta e meia eu tomava banho de madrugada antes, não tinha me ligado que eu demorava mais)
.Dei carona para um amigo e ele economizou R$2,50 de ônibus para ir para Itajaí (e eu ganhei uma cia).

2° ETAPA - MEU EXCESSO

EVENTO BAZARTE:


MIRIAM COM O BRINCO QUE FIZEMOS NA OFICINA DE ARTESANATO, REAPROVEITAMENTO DE MATERIAS.


OFICINANDOOO...


ESPAÇO FLOWZ NO BAZARTE


FEIRA DE TROCAS

POR MENOS QUE EU TENHA, PROVÁVELMENTE EXISTE ALGUÉM QUE TEM MENOS AINDA
No momento estou sem nada pra doar. No evento que fiz, este das fotos, o Bazarte, na feira de trocas o que não foi trocado sugeriu-se doar, MAS NEM FOI PRECISO, é sério, quase não sobrou nada. O que sobrou se deram entre si. Foi bacana, tinha gente que nunca tinha participado de troca justa. Saiu cheIo de coisas 'novas' e feliz da vida.

Quando eu tenho alguma coisa que não uso mais e não vale fazer um upcycle, eu mando para minha mãe, ela distribui lá numa comunidade carente de Guarapuava, o distrito de Palmeirinha. Tem a fábrica do meu padastro lá, e muitos funcionários tem filhos que precisam, é pra eles que ela doa.

As roupas do meu filhote e os brinquedos dele (os inteiros, porque os quebrados vão para coleta seletiva) eu dou pra um afilhadinho de uma amiga, algumas coisas recebo de amigas minhas também com filho maior e assim vai virando uma corrente quando não serve pra um serve pra outro, alguns com mais condições outros com menos e todo mundo bem vestido com brinquedos legais.

2° ETAPA! MEU LIXO É O LUXO PARA O OUTRO!

Ultilidades que dei as latas de leite de soja e aos outros "lixos":



CARTEIRA DE EMBALAGENS TETRA PAK, IDÉIA DO STUDIO TETRA QUE REPRODUZIMOS NA FLOWZ.






PORTA INCENSO DE LATA COM RESTO DE ESTEIRA DE PRAIA E RENDAS.


BOTÕES VELHOS


FLOR DE TAMPA DE PET (DO MAURO SÉRGIO)
VIDRO DE MOLHO DE PIMENTA, BOTÕES VELHOS E RETALHINHOS


QUADRO DE RETALHOS, RESTOS DE RENDA E BOTÕES


DOCES ORGÂNICOS E NATURAIS, SÃO VEGANOS, ATIVO AMBIENTAL: NÃO SÃO TESTADOS EM ANIMAIS, NEM POSSUEM NADA DE ORIGEM ANIMAL.


CAIXINHAS TETRA PAK, MATÉRIA PRIMA DE BOLSAS E CARTEIRAS FLOWZ, APROVEITAMENTO DE 80% DO MATERIAL.


LATAS E EMBALAGENS TETRA PAK SEPARADAS PARA LAVAR E REUTILIZAR.


MEU LIXO ORGÂNICO: INFELIZMENTE NÃO TENHO ESPAÇO PARA FAZER COMPOSTAGEM. O POTE DE MARGARINA É COMPOSTÁVEL, FEITO DE MATÉRIA PRIMA VEGETAL.


MINHA COLETA SELETIVA DA SEMANA: MENOS LIXO COM O PASSAR DO TEMPO!

MEU LIXO É O LUXO PARA O OUTRO!
Fiquei super feliz...
Eu sou a mulher lixo, hahaha, eu aproveito quase tudo...
tenho percebido que antes a minha lixeira da coleta seletiva ficava cheia antes de uma semana (o caminhão da coleta passa só nas quartas-feiras ás 9:00h) e ás vezes eu tinha que colocar mais de um saco para coletar tudo. Com o passar do tempo tem dininuído, gradativamente vou tendo idéias, é que agora estou aproveitando também as caixas de suco e leite, que são o maior volume do nosso lixo que não é lixo, estão virando bolsas, carteiras, etc. Pacotes de café, aquele douradinho de dentro também, serve como forro, ou como a parte externa de bolsinhas, e carteiras, pacotes de leite e yogurte também são bem vindos pra usar como forro plástico. Tinha também as latas de leite de soja do meu filhote, essas são super cool....mil coisas da pra fazer, é um pecado jogar fora...

Nunca tinha pensado nisso, em listar. Legal!
Estou fazendo um diário da semana, vamos ver como flui a listagem do lixo...
>>>Eu fui anotando meu lixo durante a semana que fiz o balanço do meu consumo (14/09 á 21/09) porque ando com a agenda cheia e essa semana eu estava mais tranquila, assim também já entrou nas coisas que eu consumo...
O lixo separei em 3 partes: 1-lixo orgânico e não reciclável (juntei esses dois porque onde eu moro não tem como fazer compostagem), 2-lixo reciclável (que vai para a coleta seletiva), e 3-lixo reutilizável (que é o que eu separo como matéria prima para produtos e utilidades da Flowz).
1-> 1 pote de margarina compostável, 3 casca de banana, cascas de 2 cebolas, 4 coador de papel com café em pó, 1 casca de laranja, 5 plásticos PEBD de comida sujos demais, 2 caroços de ameixa, 2 guardanapos, cascas de 2 tangerinas, cascas de 2 peras, restos uma berinjela (a parte do cabinho), cascas de 5 dentes de alho, 6 galhos de salsinha 'ruins'.
2-> 3 pote de yogurte, 4 pacotes plásticos de pão fatiado, 1 cartaz velho, 1 pacote de chocolate em barra, 1 cartão de visita, 1 pacote de bolacha, 2 pedaços de plástico PP, 5 potes de danoninho, 1 pacote plático do queijo, 2 sacolas plásticas rasgadas, 1 pacote de papel de pão, uma embalagem de sabonete, uma proteção de alumínio do pote de sustagem, 2 latas de cerveja, 1 copo plástico, 4 pacotinhos de bolacha, 1 embalagem de drops e os papeizinhos internos, 1 pacote de arroz, 1 pacote de plástico, 2 papéis de bala.
3-> 8 caixas tetra pak, 2 latas de leite de soja, 1 lata de cappuccino, 1 embalagem de café, 1 vidro de conserva, 1 tampinha de detergente, 1 casca de laranja (para desidratar), 3 botões de roupa.

MEU COMPROMISSO

Meus planos? O que quero fazer quando voltar do programa?
Quero continuar pondo em prática meus projetos. Penso como uma forma de inspiração pra trazer ações na comunidades com as quais já estou envolvida. Principalmente a idéia de montar uma cooperativa de artesanato, voltada para a produção de acessórios de moda, com forma de capacitação e geração de renda. E também se possível, reativar o ECOAR, mais forte, com uma proposta mais focada. A idéia é trazer melhoria de vida, mas alegria e vontade para as pessoas. Acredito que para que possam pensar na sustentabilidade do planeta, precisam antes de comida no prato, educação, lazer, etc...Quero, como dizem, ajudar a ensinar a pescar, mas além disso dar motivação.

Atividade que foi coletiva e transformadora:

Sem dúvida uma das mais marcantes na minha vida foi o Oasis. Principalmente porque naquele período eu andava meio desmotivada, os meus projetos andavam meio devagar e eu estava precisando desse empurrão na consciência, isso claro, é uma análise que eu fiz depois. Quando ouvi falar do Oasis nem entendi direito do que se tratava, eu só sabia de uma coisa: eu queria fazer parte! Ajudar os outros? Claro! eu podia, eu queria e eu iria...a encehente do mês de novembro de 2008 tinha levado não só o patrimônio das pessoas por aqui, mas fé, a crença em si mesmas, e eu pensei comigo que idéia maravilhosa, tudo que precisamos por aqui é motivção para transformar. Lá fui eu, sem muita noção mas com o coração aberto para dar o melhor de mim. Foi especial porque quando se envolvemos com a comunidade, e passamos a conhecer a história das pessoas do Promorar, eu me senti útil, me senti realmente levando algo de bom a quem estava sem esperança, e ao ver as lágrimas de alegria e gratidão nos olhos da pessoas vimos que plantamos boas sementes, e esse era o propósito maior da ação, fazer com que acreditassem na sua capacidade de mudança com os recursos que se tem, fazer com que voltassem a sonhar. Recebi muito mais do que dei, e sai de lá motivada a transformar tudo que eu antes achava impossível ou difícil...me transformei por dentro, porque hoje em dia, nunca acho que não tem como, que não dá...impossível não existe mais no meu vocabulário! talvez sozinha eu não possa mudar o mundo, mas posso fazer a minha parte e semear com outros essa semente. Para mim foi lindo!



MINHA AÇÃO

Se já fiz algo que demonstra que já sou uma guerreira sem armas?
Acredito que sim.
Participo de tudo que tenho oportunidade, e com o meu trabalho acredito que já estou buscando produzir moda com ativos sociais, valorizando quem faz.
Participei do Oasis SC, que foi lindo, não sei se dei tudo de mim...mais foi uma experiência transformadora pra mim.
Montei um projeto junto a secretária de educação, com as crianças lá da comunidade do pro morar, um dos lugares onde ocorreu o Oasis em Itajaí. Chama-se Ecoar - eco consciência e arte, onde eu ensinava a fazer artesanato com lixo. Mas, faltou apoio por parte da escola onde acontecia, ficamos sem espaço para trabalhar e após as férias de fim de ano tive que abrir mão de dar continuidade (penso que é uma pausa sem previsão de volta), preciso me estabelecer melhor com Flowz, para ter como captar recursos (uma das coisas que espero entender melhor como pelo GSM).
Também fui voluntária no pós enchente (em Bc. Sou do Intituto VÓS de BC, não fiz nenhuma ação com eles, mas estou lá de voluntária. Contribuo com o centro de Hanseníase de Itajaí e lá pretendo estabelecer uma parceria de produção de acessórios de moda.
Criei o BazArte, que acabou de acontecer a 1° edição dia 12/09, é um bazar de trocas justas e mix cultural, com oficinas de artesanato, dança e maracatu gratuitas para a comunidade, além da exposição de produtos naturais e ou artesanais e sustentáveis.
Pequenas ações, quando posso compartilho, faço, aconteço...na medida do possível ajudo, inspiro a mudança, no mínimo, me dôo.

MEU PROPÓSITO

Por que participar do GSA 2011?
Abrir horizontes, novas percepções de vida, para ter outras perpectivas de ações sociais. Interação com outros mundos, outras comunidades, outras histórias de vida. Fazer trocas, compartilhar experiências e sentimentos. Trazer o resultado dessa partilha como inspiração para ações locais possíveis na minha região. Aprender ativos de mobilidade para transformar.

voltei!

Cheia de Axé...e mais vontade de mudar o mundo...inclusive aqui...o meu mundinhooo!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

To indo viaja...dia 8 eu volto! ;)