terça-feira, 14 de setembro de 2010

2° ETAPA > MEU CONSUMO

TUDO QUE VOCÊ CONSOME, TEM UM IMPACTO NO MUNDO

Aah...to me sentindo em casa...
essa é minha filosofia de vida = CONSUMO CONSCIENTE
Pensar antes de comprar, etc... Vou fazer o balanço, sempre faço. Faz parte do meu propósito de vida sustentável.
o que eu posso economizar?
vou pensar e vivenciar, logo mais escrevo...

(E alguns dias depois...;)





Então...
Fiz assim, criei uma legenda para as coisas que consumo: Assim fui anotando conforme foram acontecendo as coisas no di-a-dia, para não esquecer de nada andei com esse caderninho sempre comigo.





O resultado final de uma semana, do dia 14/09 até dia 20/09. Eu contei o que eu consumo e o que o Martin consome quando está em casa ou comigo. Ficou assim...

>Energia elétrica (luz, energia de tomada, e utensílios domésticos em horas de uso, não são tempos exatos é uma média)
8min de microondas
2h de carga de celular
7h de TV
10 min. torradeira
2h de carga para máquina fotográfica
6h luz do abajur do quarto
17h luzes de casa e do atelier
8h computador da facul
5h máquinas de costura (essa semana costurei pouco)
8h aparelho de som

>Água (lavações em geral, exceto louça, banho, e lavagem de roupas)
42 lavadas de mão
8 lavadas de rosto
28 descargas
1 lavada de carro(em torno de 10min de água correndo)
1 lavada no atelier (4 baldes de água, lavando a parede e tudo mais)
15 copos de água(meu deus..eu quase nem tomo água!)

>louças (usadas e depois lavadas)
15 facas
15 colheres
5 garfos
12 pratos
4 pratinhos
9 xícaras
10 copos
4 panelas
1 frigideira
2 tábua de cortar
1 bacia
7 mamadeiras
1 copo de liquidificador
1 taça

>Higiene pessoal (banho, etc)
6 (1°>18min., 2°>10min, 3°>10min, 4°>10min, 5°>8min, 6°>8 minutos de água correndo) banho
11 escovação de dentes
20 pedaços de papel higiênico
4 cotonetes

>lavação de roupas
3 máquinas nível máximo de água e sabão, 6 horas ligada
1 máquina nível mínimo de água e sabão, 1h e 30 min ligada

>transporte
valores
100,00 de gasolina - carro
2,50 - ônibus
total de minutos rodados de carro(ao invés de KM anotei o tempo que levei para chegar em cada lugar)
5 horas e 45 min

>Lixo
1-lixo orgânico e não reciclável (juntei esses dois porque onde eu moro não tem como fazer compostagem)
1 pote de margarina compostável, 3 casca de banana, cascas de 2 cebolas, 4 coador de papel com café em pó, 1 casca de laranja, 5 plásticos PEBD de comida sujos demais, 2 caroços de ameixa, 2 guardanapos, cascas de 2 tangerinas, cascas de 2 peras, restos uma berinjela (a parte do cabinho), cascas de 5 dentes de alho, 6 galhos de salsinha 'ruins'.

2-lixo reciclável (que vai para a coleta seletiva)3 pote de yogurte, 4 pacotes plásticos de pão fatiado, 1 cartaz velho, 1 pacote de chocolate em barra, 1 cartão de visita, 1 pacote de bolacha, 2 pedaços de plástico PP, 5 potes de danoninho, 1 pacote plático do queijo, 2 sacolas plásticas rasgadas, 1 pacote de papel de pão, uma embalagem de sabonete, uma proteção de alumínio do pote de sustagem, 2 latas de cerveja, 1 copo plástico, 4 pacotinhos de bolacha, 1 embalagem de drops e os papeizinhos internos, 1 pacote de arroz, 1 pacote de plástico, 2 papéis de bala.

3-lixo reutilizável (que é o que eu separo como matéria prima para produtos e utilidades da Flowz).
8 caixas tetra pak, 2 latas de leite de soja, 1 lata de cappuccino, 1 embalagem de café, 1 vidro de conserva, 1 tampinha de detergente, 1 casca de laranja (para desidratar), 3 botões de roupa

>Coisas que eu fiz (lugares que eu fui, coisas que comprei, dinheiro que gastei)

.Fui de apé no centro, andei pouco mais de 3 horas
.Fui de apé na yoga
.Almocei com coisas descartáveis na casa de parentes. Eles me deprimem: não separam o lixo e nem da pra falar nada!
.Fui na farmácia, comprei 2 remédios pro Martin, gastei R$ 42,00, recusei uma sacola.
.Abasteci R$50,00, já tinha abastecido 50,00 na semana que passou e continuei usando a gasolina nessa semana.
.Recusei 3 sacolas no mercado(levei as minhas), gastei 29,00 em coisas de café da manhã.
.Levei o Mrtin de apé na Tia (é longe! decidi que quero comprar uma bicicleta para, entre outros, fazer este trajeto), leva 40min. pra ir com o Martin e 30 pra voltar sozinha.
.Lavei o carro por fora em 20 minutos com balde, consegui gastar pouca água.
.Fiz almoço 3 vezes na semana, ultimamente não tenho feito nenhum dia, gastei gás de cozinha, mas economizei uns 8 reais de cada dia.
.Almocei um dia no CEPESI (Centro Público de Economia Solidária, gastei R$7,50, comidinha vegetariana do bem.
.Dia 18 'limpamos o mundo' na praia de laranjeiras.
.Fui no teatro nem Itajaí, assisti "O auto da compadecida", gastei R$ 10,00 no ingresso.
.Almocei no vegano na rua da minha casa, fica umas 4 quadras pra frente, fomos de apé, eu e o Martin, gastamos 21,70.
.Gastei 6 folhas de caderneta para anotar o consumo da semana.


>>>O QUÊ, COMO E QUANTO ECONOMIZEI DURANTE UMA SEMANA?

.Gasolina ecomizei uma ida e uma volta da tia que cuida do Martin, três idas e três voltas até o centro da cidade, fui e voltei de apé da yoga, por alto acho que em grana equivale á uns R$25,00.
.Fazendo almoço economizei em torno de R$24,00, mais uns 10,00 da minha irmã que um dia comeu em casa na volta da facul.
.Economizei 4 sacolas plásticas, recusando-as e levando na minha própria.
.Economizei água e luz diminuindo o tempo do banho, tomando banho em horários que estou mais ativa (volta e meia eu tomava banho de madrugada antes, não tinha me ligado que eu demorava mais)
.Dei carona para um amigo e ele economizou R$2,50 de ônibus para ir para Itajaí (e eu ganhei uma cia).

Um comentário: