quinta-feira, 30 de setembro de 2010

3° ETAPA! >GRANDES IDÉIAS NASCEM DE PEQUENAS CAUSAS!

Pensando sobre o que poderia ser feito pra melhorar algum lugar que convivo, não consegui linkar muito com minha vida pessoal, não frequento escola, nem faculdade, nem trabalho em empresa. Pensei na cooperativa de costura, mas lá está em fase de transição (vão deixar de ser da prefeitura) e será necessário se estabilizar no novo local para propor melhorias. Como estou muito envolvida com a idéia de feiras de troca solidária pensei em alguma ação relacionada a isso. Tenho me relacionado com diferentes comunidades com os meus projetos de divulgação da Flowz, principalmente em Itajaí e nisso percebi que as pessoas muitas vezes deixam de colocar em prática o que já entendem na teoria. Uma dessas coisas é o consumo consciente e a coleta seletiva, dá pra se dizer que é a filosofia dos 3R's (reduzir, reutilizar e reciclar), que apesar de muito conhecerem é uma ação distsnte do seu dia-a-dia. Percebo que as crianças cada vez mais tem noção, tem essa consciência de ecologia, até pelo estimulo da própria escola. No entanto em casa a situação é outra. Poucos fazem coleta seletiva e partindo dos pais esta prática é mínima, alegam falta de tempo, etc. Falo isso porque converso com pais e filhos, com jovens que tem e que não tem filhos, com educadores.
Acredito que quando estimulada a um novo olhar sobre as coisas, qualquer pessoa é capaz de se abrir a esse comsumo diferente, a essa prática da teoria.
Pensei então numa idéia para unir esses fatores de gerar pais mais conscientes que estimulem a prática da coleta seletiva e do consumo consciente e crianças que continuem na vida e em casa o que são estimuladas na escola, e acho que nesse caso a troca solidária seria uma boa. Como assim? Então...

MINHA IDÉIA DE AÇÃO DE MELHORIA

1. OBJETIVO: estimular a prática do consumo consciente, da coleta seletiva. Estimular a prática dos 3R's promovendo integração entre crianças, ensinando também assim uma nova forma de ver o valor das coisas, que independe do valor monetário.

2.PROPOSTA: Será feita uma feira de troca justa e solidária de brinquedos, já que estamos perto do dia das crianças onde todos são estimulados ao consumo. A troca será entre duas turmas de crianças de duas escolas diferentes, onde cada uma deve levar um brinquedo que não brinca mais para trocar com outra criança. Convidando os pais a pensarem junto a criança, a separar e a escolher o que trocar. Será também feito anteriormente um mini teatro didático sobre consumo consciente, em ambas as turmas, para que entendam o espírito do processo, como funcionará e para que serve, linkando a propasta da ação aos 3 R's, ao desapego e a soliedariedade. A idéia é plantar a semente da mudança de atitude e pensamento juntos.

3.PÚBLICO PARTICIPANTE: Crianças de escolas pública e particular, educadores das turmas, e indiretamente os pais dessas crianças.

4.LOCAL: Uma escola.

5. PERÍODO DA AÇÃO: para o teatro, em 1 dia, 20 minutos para cada turma participante, dando intervalo de alguns dias entre o convite e a ação. Para a troca mais 1 dia, em torno de 3 horas de ação, á tarde, em horário escolar.

6. RESULTADO ESPERADO: Que as crianças após trocarem seu brinquedo por outro percebam como é diferente e gostoso, ter algo 'novo' sem precisar do dinheiro para isso. Repensem no que jogam fora porque não usam mais e que assim se sintam estimuladas a não só fazerem outras trocas mas a práticarem a coleta seletiva com lixo e a consumir menos. Que os pais, com a participação da criança sintam-se estimulados também a apoiar esse processo absorvendo isso em casa e na vida.

E se tudo der certo porque não inserir isso como um processo continuo de aprendizado, fazendo essa ação com alguma regularidade?...essa é a idéia.
Quem sabe, esse pais estarão presentes na segunda edição do BazArte.


Para ter embasamento e uma proposta mais sólida para apresentar para as escolas reformulei e atualizei o projeto ECOAR, incluindo a proposta da feira de trocas e adicionando algumas referências bibliográficas.














*----------------------------*-----------------------------*

3 R's-Jack Johnson...Música inspiradora!

http://www.youtube.com/watch?v=U6IbRSRe8MQ&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário